quarta-feira, 9 de junho de 2010

CELEBRAÇÃO DA CATEQUESE EM FAMÍLIA


PREPARANDO O AMBIENTE: Em uma mesa colocar a Bíblia e uma Vela E UMA FLOR.

CATEQUIZANDO: Queridos pais e irmãos, estamos reunidos para realizarmos a celebração da catequese em família. Vamos iniciar com o sinal da cruz que recebemos no dia de nosso batismo.
TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – Amém.
CATEQUIZANDO: A catequista nos disse que quando estamos reunidos em dois ou três, Jesus está em nosso meio. Nós cremos que ele está aqui, em nosso meio e ouve as nossas orações.  Vamos rezar juntos:
TODOS: Pai santo, a nossa fé nos reuniu aqui. Somos teus filhos e formamos uma só família. Queremos pedir tua bênção para a nossa caminhada catequética. Estamos juntos para conhecer, amar e viver a tua Palavra. Que sejamos iluminados por tua presença, que traz paz e alegria. Pai querido, ilumina esse nosso encontro. Amém.
CATEQUIZANDO: Vamos acolher a palavra de Deus cantando ou dizendo juntos;
A tua Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós.
Como um pai ao redor de sua mesa, revelando teus planos de amos.

Leitura na Bíblia: Mateus, 16,13-20 – FEITA PELO PAI OU PELA MÃE.
CATEQUIZANDO Vamos refletir e partilhar juntos:
1- O que Jesus nos ensinar com este texto?
2 - Quem é Jesus para cada um de nós?
3- Se Jesus estivesse aqui, e perguntasse para cada um de nós: Quem sou eu para você, o que responderíamos?
Quando todos falaram prossegue-se a celebração
CATEQUIZANDO: Vamos conhecer um pouco mais JESUS. (Cada um dos participantes lê um parágrafo.)
Jesus de Nazaré era um leigo. Filho de Maria e enteado de José, ambos descendentes do povo de Israel e comprometidos com as causas do povo do Antigo Testamento. Na sua fé e na sua luta tinham como modelos o pai Abrão, Moisés e os profetas.
Jesus nasceu na aldeia de Belém – que quer dizer = Casa do Pão em tempos que o pão andava escasso e o rei era o sanguinário Herodes, o grande. Criado na aldeia de Nazaré, Jesus participava da pequena Sinagoga, alimentando pela Palavra  de Deus, a sua fé e alargando horizontes. Com o pai adotivo aprendeu a profissão e muitos o conheciam como o “filho do carpinteiro. Como podemos ver a sua origem era humilde. Aos 30 anos se apresentou a João Batista no rio Jordão e lhe pediu o batismo. Na hora do “mergulho” para dento das águas, os ‘céus se abriram’ e do alto veio uma voz que dizia bem forte “Este é meu filho amado”. Aquele era um recado do Pai para que o povo entendesse que Ele era o Messias. Após a morte de João, Jesus inicia a sua missão para a qual fora enviado. Com alguns discípulos percorria cidades, aldeia s campos. A causa era justa, os sonhos eram grande e o povo estava no limite da resistência. Jesus estava chegando na hora certa. Era uma resposta de Deus aos clamores do seu povo.  Rodeado de pessoas, Jesus era o Bom Pastor e o Bom Samaritano. Outras vezes tomava a defesa e contribuía para a recuperarem a dignidade, a saúde e, desta forma, fossem reintegrados à sociedade. Assim, aos poucos, as pessoas iam entendendo que era possível ter saúde, pão, dignidade para todos, e entenderam que Jesus era o Salvador, padrinho e defensor dos pobres e por isso diziam: Nunca vimos coisa assim! Outros exclamavam: Ele faz tudo bem feito!
CATEQUIZANDO: Vamos rezar a oração que Jesus nos ensinou:
Pai Nosso que estais no céu...

TODOS JUNTOS: Deus nosso pai, tu nos reunistes para rezar e viver na tua Palavra. Nós te louvamos por todas as coisas bonitas que existem no mundo e também pela alegria que dás a todos nós. Nós te louvamos pela luz do dia e pela tua Palavra, que é nossa luz. Nós te louvamos pela terra, onde moram todas as pessoas. Obrigado pela vida que de ti recebemos. Obrigado per este encontro. Amém. 

Tarefa para o catequizando:
Fazer o relato do encontro realizado em família e trazer para a catequista no próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário